segunda-feira, 21 de março de 2011

EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR

ATENDENDO A PEDIDOS

Rápido Histórico da Evolução dos Computadores

Os computadores, do jeito que conhecemos hoje, surgiram no final da segunda guerra mundial, quando os americanos construíram o ENIAC – o primeiro computador totalmente eletrônico. O ENIAC ocupava uma área cerca de um terço da área do Maracanã, possuindo aproximadamente 18000 válvulas. Apesar do tamanho colossal, ele tinha o poder de processamento equivalente à sua calculadora de bolso. A partir daí, com a evolução da eletrônica, os computadores tiveram aumentados o seu poder de processamento e armazenamento. Podemos agrupar esta evolução
em gerações:

  • Primeira Geração (década de 1950): funcionamento a base de válvulas e alto consumo de energia, ocupando áreas de mais de 100m2. As operações internas eram realizadas em milissegundos (10-3s).
  • Segunda Geração (primeira metade da década de 1960): utilização de transistores (pequenos componentes eletrônicos semicondutores, feitos de silício, mais velozes e bem menores que as válvulas, necessitam de menos energia para funcionar e dissipam menos calor). As operações internas eram realizadas em microssegundos (10-6s).
  • Terceira Geração (segunda metade da década de 1960): baseada na utilização de circuitos integrados (ou chips – pastilhas semicondutoras contendo diversos transistores). Estes computadores já tinham tamanhos reduzidos (pequeno e médio porte). As operações internas eram realizadas em nanossegundos (10-9s).
  • Quarta Geração (a partir da segunda metade década de 1970): utilização de circuitos integrados em larga escala (VLSI), alta velocidade e unidades de armazenamento com maiores capacidades, tecnologia do firmware. Os processadores atuais utilizam milhões de transistores integrados em uma pastilha de silício.
  • Quinta Geração (dias atuais): era da realidade virtual, inteligência artificial, biochips, multimídia, Internet. (obs.: alguns autores citam apenas as quatro gerações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentáiro. Volte sempre.